Larus é um gênero de ave da família Laridae da ordem Charadriiformes.
Possui status de espécie plena, porém algumas listagens atribuem o nome de Larus belcheri. Ave ameaçada de extinção.
A gaivota-de-rabo-preto mede 51 centímetros. Distingue-se de outras espécies do gênero Larus pelo rabo preto e de ponta branca e pelo bico amarelo com a ponta vermelha.
Visitante meridional de grande porte, raramente encontrada no Rio Grande do Sul e no Uruguai.
A gaivota-de-bico-manchado mede 47 cm de comprimento. Distingue-se de seus congêneres pelo anel anteapical negro e pela nuca branca pontilhada de tons canela.
Visitante setentrional, esta gaivota aparece como vagante ocasional na Amazônia, tendo sido registrada numa única ocasião em Tefé (Amazonas), em novembro, e posteriormente na Colômbia e Equador.
O gaivotão, é a única gaivota no Brasil com maior porte, alcançando cerca de 58 cm de comprimento (Sick, 1997). Essas gaivotas podem ser separadas pelo padrão de plumagem em quatro classes de idade (Novelli, 1997).
O crescimento de sua população tem causado o deslocamento de diversas outras espécies de aves e mamíferos marinhos de seus sítios reprodutivos, devido ao constante impacto da predação e parasitismo. Todas essas características tem feito com que muitos pesquisadores considerem essa espécie como uma praga nos ambientes costeiros.
Essa espécie apresenta ampla distribuição geográfica no hemisfério sul, ocorrendo no Atlântico desde o Estado do Espírito Santo (Brasil) até a Terra do Fogo (Argentina), Ilhas Malvinas, Geórgia do Sul, Sandwich do Sul, Orcadas do Sul e Shetland do Sul, bem como no litoral pacífico da América do Sul, África e Nova Zelândia.
Chroicocephalus é um gênero de ave da família Laridae da ordem Charadriiformes.
A gaivota-de-cabeça-cinza ocorre nos eatados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso [raro ou acidental], Mato Grosso do Sul [raro ou acidental], Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe
A gaivota-maria-velha ocorre nos estados de Alagoas, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe
Leucophaeus é um gênero de ave da família Laridae da ordem Charadriiformes.
A gaivota-alegre mede 41 centímetros. Possui asas, costas e dorso cinzentos, primárias negras e de pontas brancas e marcas escuras na nuca em sua plumagem de descanso reprodutivo.
Visitante do Hemisfério Norte, ocorre do estuário do rio Amazonas até o Maranhão. Já foi registrado, também, no Rio Grande do Sul.
Não há registro dessa espécie no site
A gaivota-de-franklin ocorre nos estados de Amazonas [raro/acid.], Pernambuco, ilhas brasileiras [raro/acid.] e Fernando de Noronhoa [raro/acid.]